terça-feira, 9 de outubro de 2007

Sistema implantado pela PRODATER poderá ser interiorizado

O software para a emissão informatizada de certidões de nascimento, implantado pela Prefeitura de Teresina, através da Empresa Teresinense de Processamento de Dados - PRODATER, nas maternidades públicas municipais, é tão eficaz que despertou o interesse da Secretaria Estadual de Saúde e pode ser instalado em hospitais e maternidades do interior do Estado.
Em Teresina, quase 100% dos nascidos vivos nas maternidades públicas municipais têm o seu registro civil de nascimento antes da alta hospitalar, sem que a mãe da criança precise se locomover até o cartório.
Segundo o gerente de Informação e Saúde da FMS, Francisco Pádua, a Prefeitura de Teresina ainda não atingiu o percentual máximo de emissão de registros porque algumas mães preferem esperar a decisão do pai em registrar ou não o filho: “Muitas mães são solteiras e não querem que seus filhos saiam da maternidade sem o nome do pai no registro. Nesses casos, as mães são orientadas a procurar os parceiros e decidir como será feita a certidão da criança. Após a implantação do sistema de emissão de certidões de nascimento, nós demos um salto na melhoria do atendimento à população, desburocratizamos o serviço e cumprimos a lei com eficiência”.
De acordo com o diretor técnico da PRODATER, Luiz Henrique, o objetivo do sistema de emissão informatizada de certidões de nascimento é gerar automaticamente o livro de Registro Civil, o Termo e a Certidão de Nascimento, de forma rápida e ágil.
“O sistema passou por alguns ajustes, de forma a torná-lo mais eficiente, atendendo prontamente a demanda em Teresina. É importante dizer que essa emissão informatizada é legal e feita por três cartórios que executam a função de registrador, em regime de revezamento, nos hospitais municipais Wall ferraz, do Buenos Aires e do Promorar, além da maternidade estadual Dona Evangelina Rosa. A Secretaria Estadual de Saúde já sinalizou interesse em firmar parceria com a Prefeitura, expandindo o sistema que desenvolvemos para outras cidades e facilitando a aquisição do documento provedor de cidadania para a população mais pobre", finaliza o diretor.


Mais informações:

PRODATER - Empresa Teresinense de Processamento de Dados
Rua Firmino Pires, 379 – Sala 241 – Edifício Saraiva Center
CEP: 64.018-070 – Teresina – Piauí
Fone/Fax: (86) 3215-7590 (86) 3215-7592
prodater@teresina.pi.gov.br