quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Novo sistema disponibiliza resultados de exames on-line nos hospitais municipais

A Prefeitura Municipal de Teresina inaugurou ontem (03) o novo sistema de informatização do Centro de Diagnóstico por Exame Dr. Raul Bacelar, que disponibiliza resultados de exames on-line para os dez maiores hospitais do município cadastrados no sistema.
No total, o Laboratório atende a 77 unidades; 10 estão utilizando o sistema. Os hospitais cadastrados são Lineu Araújo, Maternidade Wall Ferraz, e os dos bairros Primavera, Matadouro, Monte Castelo, Dirceu, Satélite, Promorar, Buenos Aires e Parque Piauí. A meta é que, brevemente, mais dezoito postos sejam incluídos no programa.
O sistema funciona da seguinte forma: os materiais coletados nas unidades de saúde credenciadas no sistema recebem uma etiqueta com código de barra que contém as informações do paciente e do posto onde a coleta foi realizada. Este material é levado para o Laboratório Raul Bacelar, onde são encaminhados para os seus respectivos coletores no setor de triagem, onde são feitas as análises desses materiais. A máquina identificará o código de barras e o resultado será enviado diretamente para o sistema, onde o bioquímico analisa cada resultado. A vantagem maior é que, após esta análise, o resultado será liberado automaticamente para o posto onde o paciente está cadastrado.
Antes, o paciente era cadastrado nas unidades, o material era enviado ao laboratório e encaminhado ao setor de análise. Depois, os gráficos com os resultados eram mandados para a digitação, impressos e retornavam para o setor novamente, para que finalmente o bioquímico pudesse assinar o resultado e liberá-lo.
"Todo o processo era feito manualmente e muitos resultados chegavam a atrasar até oito dias. Hoje, a liberação ocorre rapidamente na tela e o resultado liberado já consta automaticamente na unidade em que foi cadastrado. O novo sistema garante celeridade e praticidade ao trabalho, facilitado para todos os setores do laboratório e para os pacientes, que terão acesso rápido aos resultados", enfatiza Patrícia Viana, responsável pela manutenção do sistema no laboratório.
A Empresa de Processamento de Dados de Teresina – PRODATER participou da indicação, do processo de seleção e implantação e estará atendendo às necessidades da parte técnica para adequação do novo sistema à Prefeitura de Teresina.



Mais informações

PRODATER - Empresa Teresinense de Processamento de Dados
Rua Firmino Pires, 379 – Sala 241 – Edifício Saraiva
CEP: 64.018-070 – Teresina – Piauí
Fone/Fax: (86) 3215-7590 (86) 3215-7592
prodater@teresina.pi.gov.br