quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Mapas Digitais de Teresina estarão à disposição dos usuários em março

A Prefeitura de Teresina adquiriu recentemente uma fotografia da cidade geo-referenciada por satélite que servirá como apoio cartográfico com informações territoriais precisas e atualizadas de toda Teresina, inclusive vilas e favelas recém-formadas.
Os mapas digitais estarão à disposição dos usuários a partir de março no portal da Prefeitura de Teresina ( www.teresina.pi.gov.br) e marcam um novo momento do portal, que foi inaugurado há seis meses com notícias das ações das secretarias e demais órgãos da administração municipal.
Através dos mapas digitais (prováveis substitutos dos mapas tradicionais normalmente vendidos em papelarias), o usuário terá a oportunidade de localizar logradouros, escolas, bairros, postos de saúde e serviços passíveis de localização, tendo também a possibilidade de rabiscar no mapa original o seu próprio mapa. No mapa digital poderão ser criados caminhos e pontos de identificação, através de ferramentas disponíveis no programa.
Os mapas poderão ser impressos ou enviados a outros usuários na rede de computadores via e-mail, com anotações e outras informações como escala numérica e gráficos sobrepostos ao desenho. Outras ferramentas importantes compõem os mapas digitais, como as medidas de área e de distância, o redimensionamento do mapa e a escolha da escala de exibição.
Além de escolher distâncias, o mapeamento digital facilita percorrê-las, grande benefício para taxistas, vendedores e empresas de logística, bem como de pessoas comuns que têm de enfrentar o trânsito todos os dias. A cartografia digital permite um levantamento de dados de mercado e equipamentos comerciais, industriais e de serviços, possibilitando às empresas análise de concorrência e melhor localização para abertura de novas lojas.
Internamente, o geo-processamento já vem sendo usado pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano no planejamento dos serviços e análise territorial para identificar plantas de quadras, de terrenos baldios ou áreas de alagamentos. A Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura (Prodater) já trabalha para incluir os dados cadastrais e tributários dos proprietários de imóveis do município para uso da Secretaria de Finanças.
O geo-processamento permite ainda que o município desenvolva programas de monitoramento de ações econômicas, sociais e projetos culturais, além de estudos e análise ambiental, através de mapas temáticos que viabilizam de maneira prática o planejamento de ações baseadas em dados geográficos e estatísticos.


Mais informações:

PRODATER - Empresa Teresinense de Processamento de Dados

Rua Firmino Pires, 379 – Sala 241 – Edifício Saraiva Center

CEP: 64.018-070 – Teresina – Piauí

Fone/Fax: (86) 3215-7590 (86) 3215-7592